Editor Gráfico

Pré-seleção de objetos, grips, menu de contexto, propriedades, linha elástica inteligente.


Editor Gráfico


Foram criadas melhorias nos editores gráficos do CAD/TQS® de tal forma a aproximar o seu funcionamento com outros softwares CAD existentes no mercado.

Pré-Seleção

Até hoje, a seleção de objetos no editor gráfico era feita após o acionamento de comandos (através dos menus ou botões). A pré-seleção consiste em fazer a seleção dos elementos gráficos antes de se acionar o comando de edição. Os objetos selecionados são mostrados com ressalto e o próximo comando a ser acionado usará estes objetos automaticamente.

Menu de Contexto

Para elementos selecionados é possível acionar um menu de contexto, que disponibiliza algumas operações comuns de edição de elementos gráficos.

Propriedades de Objetos

Um novo comando criado dentro dos editores gráficos foi o "Editar" - "Propriedades". Através dele é possível acessar uma janela com permite a alteração de algumas propriedades do objeto gráfico. Dentro dos editores gráficos, este comando também está disponível através do menu de contexto.

No Modelador Estrutural, este comando aciona a janela de dados do elemento estrutural selecionado.

Grips (Pontos de Edição)

Ao selecionarmos objetos dentro do editor gráfico, acendem-se pequenos quadrados chamados de Pontos de Edição ou "Grips". Estes pontos representam os pontos notáveis do objeto e podem ser selecionados e movimentados, de modo a alterar o objeto selecionado. No exemplo abaixo, após selecionarmos a viga com um clique em "A", movimentaremos o ponto de edição, em "B", para "C" fazendo com que o título da viga mude de lugar:

Linha Elástica

A linha elástica é um recurso comum que se acende na inserção de elementos lineares (linhas, vigas, faces, etc.), medições de distâncias e alteração de coordenadas.

Ajuda visual da linha elástica

Para melhorar as informações apresentadas ao usuário, enquanto a linha elástica se move, dinamicamente são cotados deslocamento em X e Y, distância e ângulo entre os pontos da linha elástica.

Para visualização destas informações, foram criados dois tipos de ajuda visual na linha elástica: geral e junto ao cursor. Na primeira, são apresentadas todas as informações com formatação de cotagem:

No segundo tipo, as informações são mostradas diretamente, próximas ao cursor:

A ajuda pode ser configurada para funcionar com um dos tipos ou ambos simultâneos.

Grade de linha elástica

A utilização da "grade" nos editores gráficos é útil quando trabalhamos com projetos modulados e sem grandes variações em planta. Quando não há modulação, a grade pode-se tornar uma restrição aos desenhos.

Agora a grade pode ser alterada para funcionar de maneira relativa, somente com a linha elástica. Assim, podemos trabalhar com elementos lineares de comprimento modulado.

A grade para a linha elástica desativa a grade geral, com modulação definida pelo espaçamento X. Considerando uma modulação de 100 cm, por exemplo, para criar um balanço de 200 cm à direita da viga abaixo, selecionaremos a viga em A, e moveremos o ponto de edição B até o ponto C, quando a linha elástica apresentar a medida de 200 cm:

resultando em:

Note que a operação foi toda feita somente com o uso do mouse, sem outros comandos ou uso do teclado.

Imã de linha elástica

Além da grade, foi implementado um tipo de imã para a linha elástica, que faz com que ela "grude" exatamente em ângulos múltiplos de um ângulo principal, como 45° ou 90°. A tolerância padrão para que isto aconteça é de ±5°, podendo ser modificada. Se a linha elástica não estiver em modo ortogonal, nem com grade geral e nem capturando elementos, então ela poderá será modificada próximo a estes ângulos.

Controlando a linha elástica

A grade de linha elástica funciona no lugar da grade geral. Uma vez definida, pode ser ligada e desligada pelos meios comuns, como a tecla <Alt> + <F10> ou o ícone de grade no canto inferior direito da tela.