O conceito e o uso do BIM (Building Information Modeling) vem evoluindo com o uso do Autodesk Revit nos escritórios de engenharia e arquitetura. Continuamos a aperfeiçoar a interface entre o CAD/TQS e o Revit. O usuário TQS da versão 14 poderá efetivamente integrar seu projeto estrutural com os das outras disciplinas de projeto de uma edificação através do Revit. Um dos maiores benefícios será a possibilidade imediata de coordenação de projeto com todos os modelos integrados.

Nos últimos meses implementamos a transferência de dados de furos em vigas e lajes, seções metálicas e seções quaisquer definidas por famílias no Revit. Também concluímos a transferência de vigas e lajes inclinadas, assim como pisos auxiliares. Por se tratar de um produto novo e com filosofia de trabalho e estruturas de dados diferentes do TQS, existem limitações que deverão ser corrigidas com o tempo (incluindo o formato das seções, que será aberto no Revit em 2009). Temos duas possibilidades de lançamento inicial: a partir do TQS ou a partir do Revit.

Lançamento a partir do TQS

No TQS, o lançamento é feito geralmente a partir de arquivos DXFs representando as diversas plantas do edifício. As vigas do modelo devem ter seção retangular, e os pilares seções com limitação no número de pontos. As seções podem ser corrigidas no Revit e depois atualizadas no TQS. Podem ser definidas vigas e lajes inclinadas. Escadas e lajes nervuradas não são diretamente transferidas para o Revit, mas são mantidas na sincronização do modelo TQS.

Lançamento a partir do Revit

Nas estruturas lançadas no Revit, o conceito de viga contínua usado no TQS deve ser respeitado considerando os pontos inicial e final definidos pelos tramos com continuidade. Se houver mudança de seção, serão definidas vigas separadas a serem unidas dentro do TQS. Pilares e vigas podem ter seção qualquer quando definidos a partir do Revit, mas famílias tipo "in-place" não devem ser utilizadas. Vigas e lajes inclinadas devem começar e terminar em níveis pré-definidos. Lajes inclinadas devem ter gradiente linear. Todas as lajes inclinadas devem ter seus apoios reidentificados no TQS. Fundações podem ter seu contorno em planta definido, com as demais informações (incluindo estaqueamento) definidas no TQS. Apenas informações geométricas devem ser definidas, uma vez que critérios, carregamentos, combinações, condições de contorno e outras definições estruturais são feitas no TQS.

Transporte e sincronização de modelos

A interface foi planejada para alterações no modelo estrutural feitas exclusivamente através de um dos sistemas (TQS ou Revit) por vez. Após as alterações, o modelo deve ser levado ao outro sistema para sincronização. As sincronizações são sempre de geometria, com preservação de atributos do lado do Revit, e da informação de cálculo estrutural no lado TQS.

Plugin (versão beta)

A TQS está disponibilizando em fase de teste o plugin para efetuar testes de importação e exportação de edifícios criados pelo TQS ou pelo Revit. O plugin deverá ser instalado separadamente do instalador da versão 14 em máquinas com Revit Structural 2009 da Autodesk®.

Clique aqui para baixar o plugin CAD/TQS para Revit Structural 2009 da Autodesk®

Interface BIM e o formato IFC2x3

A partir da versão 14.0 passamos a distribuir um aplicativo orientado para o Autodesk Revit Structure®. Este aplicativo permite a transferência bidirecional e adaptativa de modelos estruturais entre o Revit e o CAD/TQS. Esta interface está também em versão inicial e tem algumas restrições, que deverão ser resolvidas com o tempo.

Para possibilitar a transferência imediata de qualquer modelo sem restrições (mas somente em uma direção), desenvolvemos adicionalmente uma nova interface para gravação do modelo estrutural em formato IFC - padrão IFC2x3. Este modelo atualmente não é muito conhecido, mas começa a se difundir, uma vez que está sendo adotado por quase todos os sistemas de modelagem BIM, incluindo o Revit.

O IFC representa um esquema para partilhamento de dados de construções e instalações usados pela indústria de AEC. É um esquema orientado a objetos baseado em definições de classes, que contém elementos construtivos, espaços, formas, propriedades, relacionamentos, etc, podendo ser usados por diferentes softwares envolvidos no processo construtivo ou de gerenciamento. É uma especificação aberta, desenvolvida por uma organização sem fins lucrativos, e registrado sob a norma ISO16739 (veja em http://www.iai-international.org).

A versão 14.1 dos sistemas TQS permite gravar o modelo estrutural no formato IFC. O TQS grava no arquivo IFC as vigas, pilares, lajes, fundações poligonais, furos em vigas, furos em lajes, elementos inclinados quaisquer (lajes, vigas e pilares), escadas (apenas as rampas, sem degraus), sendo as vigas e pilares de seção qualquer. Para gravar um arquivo no formato IFC, use o comando de exportação para o Revit do gerenciador ou do Modelador. Na janela "Salvar como", vá à caixa "Salvar como tipo" e escolha o tipo IFC:

Além do Revit e outros sistemas BIM, existem vários visualizadores IFC disponíveis gratuitamente na internet, que permitem visualizar o modelo gerado.