Um bom projeto estrutural deve sempre atender três requisitos básicos: segurança (ELU), desempenho em serviço (ELS) e durabilidade.

Nesse contexto, a verificação em serviço tem se mostrado como o grande desafio para o Engenheiro de Estruturas, pois muitas vezes torna-se o fator decisivo na concepção de uma estrutura.

Sabe-se muito bem que, quando o funcionamento em serviço é mal avaliado, o edifício torna-se vulnerável ao aparecimento de patologias, como uma flecha excessiva, uma fissura visível ou um incômodo ocasionado por vibrações.

O sistema CAD/TQS possui modelos específicos para verificação do desempenho em serviço de uma estrutura de concreto armado. Um bom exemplo é o modelo de grelha não-linear para a avaliação dos deslocamentos e aberturas de fissuras em pavimentos compostos por vigas e lajes.

No caso da análise de vibrações, desde a versão 11, o sistema permite obter uma boa estimativa da resposta real da estrutura por meio da limitação de sua freqüência própria, fundamental diante de níveis considerados aceitáveis de acordo com a percepção humana.

Na versão 14, com a colaboração dos Engs. Sérgio Pinheiro e Sérgio Stolovas, essa análise dinâmica foi amplamente melhorada. Será possível avaliar a resposta da estrutura perante a atuação de perturbações externas de forma mais detalhada, por meio do cálculo dos deslocamentos, velocidades e acelerações ao longo do tempo (time-history).

O objetivo fundamental desse novo recurso é possibilitar o estudo mais aprofundado do conforto dos usuários em uma edificação diante de ações dinâmicas, como, por exemplo: atividades de seres humanos, o funcionamento de equipamentos mecânicos e a atuação de rajadas de vento.


Análise de conforto perante a ação do vento

Sob condições de serviço, as vibrações originadas por rajadas de vento em edifícios altos podem causar um certo desconforto de seus ocupantes, principalmente nos andares superiores.

A NBR 6123, seção 9 "Efeitos dinâmicos devidos à turbulência atmosférica", estabelece um procedimento baseado numa análise dinâmica que permite avaliar se as oscilações provocadas pelo vento em edificações destinadas a ocupação humana, podem ou não causar desconforto de seu ocupantes.

Esse processo foi incorporado no sistema CAD/TQS pelo Eng. Sérgio Pinheiro Medeiros. E como resultado, de agora em diante, pode-se analisar facilmente o conforto perante a ação do vento em um edifício por meio da verificação das acelerações calculadas pelo sistema.

Os resultados obtidos por essa análise são apresentados no Resumo Estrutural, conforme mostra a figura a seguir.


* Este recurso não está disponível em todos os tipos de pacotes do sistema.