Reformulamos o sistema de edição de plantas e plotagem. O novo sistema permite:

  • Padronizar os nomes das plantas com qualquer formato, incluindo o padrão da ASBEA (Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura).
  • Controlar e incrementar automaticamente as revisões de plantas, conforme são emitidas para os clientes.
  • Numerar as plantas do edifício globalmente ou por prefixo.
  • Armazenar os comentários por revisão de planta e de desenho, que podem ser inseridos automaticamente na própria planta.
  • Visualizar todos os desenhos do edifício e saber quem já foi inserido em planta e quem não foi.
  • Controlar visualmente os desenhos e plantas selecionados.
  • Salvar e restaurar plantas e desenhos, através do banco de dados de emissão de plantas. Na restauração, pode-se escolher qualquer planta ou desenho de qualquer revisão.

Procuramos agora atribuir um nome às plantas, de maneira que possam ser facilmente identificadas. As plantas seguem uma nomenclatura controlada por arquivo que pode ser editado:

Uma vez definida uma nomenclatura, todas as plantas são geradas com a mesma regra. Pode-se também armazenar nomenclaturas diferentes para diferentes clientes, e armazená-las em uma biblioteca, para uso em qualquer projeto. Por exemplo, poderíamos gerar nomes de plantas como:

MOD-4PA-VIG-010.CPL

MOD    Prefixo do edifício MODPLA
4PA      Prefixo do pavimento 4PAV
VIG      Planta de armação de vigas
010       Número da planta, global ou do prefixo

Comentários de revisão por desenho são definidos na saída dos editores gráficos, aparecendo na seleção de desenhos e indo para o banco de dados de emissão de plantas:

Não existe mais a redundância dos arquivos DWG de layout de plantas e dos CPL, que representam a planta para plotagem e extração de tabelas. Agora trabalhamos apenas com CPLs, e eles aparecem para o sistema como desenhos comuns:

Os retângulos envolventes de cada desenho incluem visualização prévia, facilitando a montagem do layout.

A janela de seleção de desenhos foi reformulada, incluindo agora a visualização de desenhos em janela gráfica:

Os desenhos já incluídos em plantas aparecem com ícone vermelho. O editor também emite uma advertência para que o mesmo desenho não apareça em duas plantas diferentes. Na seleção de plantas (em vez de desenhos) para edição ou plotagem, podemos observar cada desenho já incluído na planta selecionada:

Temos também um modo diferente de visualizar os desenhos, em uma única lista com todos os desenhos do edifício, suas pastas e plantas relacionadas. Esta lista também pode ser chamada do gerenciador, e usada para editar diretamente os desenhos com duplo-clique.

A planta onde um desenho foi inserido pode ser editada selecionando-se o desenho e acionando um novo comando do gerenciador, na barra de ferramentas ou menu de contexto:

Temos novas telas para o preenchimento de informações das plantas, incluindo os comentários das revisões, e também a visualização completa de todos os campos pré-definidos do carimbo:

Os comentários das revisões podem entrar automaticamente no carimbo, ou um novo desenho gerado automaticamente com esses comentários pode ser inserido na planta, após a extração da tabela de ferros.

Agora, um novo desenho gerado durante o resumo estrutural, contém todas as plantas emitidas para o cliente e as respectivas listas de consumo de materiais:

Para enviar as plantas ao seu cliente, o engenheiro cadastra-as no banco de dados de emissão de plantas. Este fará um backup de todas as plantas e desenhos, e automaticamente incrementará o número da revisão das plantas emitidas.

Qualquer nova planta enviada terá seu número de revisão incrementado. Simplificando o controle de arquivos, apenas os arquivos plotados, que são efetivamente enviados aos clientes, recebem o número de revisão. O próprio banco de dados se encarrega de emitir um protocolo de entrega. A qualquer momento, poderemos determinar as plantas enviadas, quando e por quem e também restaurar qualquer planta enviada da revisão escolhida e seus desenhos.