O ProUni é um software destinado à verificação de peças pré-moldadas protendidas, isto é, elementos pré-fabricados em pistas sob o sistema de pré-tração com aderência inicial.
Alguns exemplos de peças que podem ser verificadas no ProUni são: lajes alveolares, terças de coberturas, vigotas de lajes pré-moldadas, calhas etc.
O ProUni calcula esforços, flechas e tensões para diversas etapas construtivas, que podem ser definidas arbitrariamente pelo usuário. Admite seção composta (pré-moldada + moldada no local) com diferentes resistências e considera perdas progressivas de forma automática (retração, fluência e relaxação).
O uso do ProUni requer experiência no cálculo de peças pré-moldadas protendidas uma vez que nenhum tipo de dimensionamento ou verificação é realizada de forma automática. Porém, possui uma interface bastante amigável, o que permite a definição de dados e a avaliação de resultados de forma bastante eficiente.
O ProUni é um software comercializado desde 2000. Em sua versão mais recente (3.0), foram introduzidas diversas melhorias (template para criação de arquivos novos, ajuste automático de carga referente ao peso-próprio, definição de coeficiente para melhor análise em ELS etc.)