As estruturas de concreto, cada vez mais, têm sido reforçadas com fibra de carbono (manta ou lâmina) pela sua fácil execução, leveza, baixo impacto arquitetônico e desempenho estrutural. O seu dimensionamento à flexão pode ser bastante trabalhoso, por exigir uma análise em Estádio I ou II para o cálculo das deformações iniciais na estrutura e um processo de iteração para a verificação no Estado Limite Último.
O Programa de Reforço Estrutural com Fibra de carbono (PREF) calcula, para vigas ou lajes submetidas à flexão composta com ou sem protensão aderente, as deformações em serviço para o Estádio I ou II. Calcula ainda, para um determinado reforço de fibra de carbono, o seu momento resistente de cálculo baseado na norma americana ACI 440.2R-17.
Assim, é feita uma verificação para o Estado Limite de Serviço das tensões no concreto, armadura passiva e ativa e na fibra de carbono através do cálculo do Estádio I ou II da seção já reforçada. Os limites das tensões adotados são os recomentados pelo ACI 440.2R-17 para o reforço de fibra de carbono.
O PREF também calcula a força cortante resistente de cálculo para uma determinada armadura e reforço com fibra de carbono baseando-se na ACI 440.2R-17. É possível escolher entre três tipos de reforço: o primeiro, que envolva toda a viga; o segundo, que a envolva parcialmente (em U), e o terceiro que seria o reforço somente na lateral.
O usuário ainda poderá gerar um relatório no formato “.docx” (Microsoft Word) resumindo as informações de entrada e saída do cálculo da flexão ou cortante.
Alguns vídeos com explicações sobre o aplicativo podem ser encontrados em: https://youtu.be/SfcvMjEChSM https://youtu.be/XCQ8dJ91hc4 https://youtu.be/q7XdiQOjIMs