AsSHELL

Dimensionamento da armadura de estruturas laminares de concreto

Windows

details.title

O projeto convencional das lajes de concreto armado admite esses elementos com comportamento de placas delgadas, o que conduz à consideração dos momentos fletores nas duas direções principais (Mx e My), seja positivo ou negativo, para o subsequente dimensionamento da armadura segundo a teoria do concreto armado.

A depender da situação específica, pode-se prever ainda uma armadura resistente aos momentos volventes (momentos de torção Mxy) nos cantos das lajes. Deve-se verificar, por fim, de uma maneira relativamente simplificada, se essas lajes prescindem ou não de uma armadura transversal para resistir às forças de tração oriundas da força cortante

Para uma estrutura laminar modelada pelo Método dos Elementos Finitos, por sua vez, as resultantes obtidas da análise computacional são os esforços de membrana, de flexão e de cisalhamento. Ou seja, além dos momentos fletores Mx , My e o torsor Mxy (esforços de flexão), sempre existem as forças normais de membrana (Nx , Ny e Nxy) e as forças cortantes resultantes do cisalhamento (Vx e Vy). Assim, para uma casca, ou mesmo uma placa, a armadura longitudinal necessária deve ser disposta segundo as duas direções principais, na base e no topo (Asx,base , Asy,base , Asx,topo e Asy,topo), bem como uma armadura transversal de cisalhamento (Asw).

O aplicativo AsSHELL combina todos esses esforços para o dimensionamento da armadura, o que não se constitui em uma tarefa trivial e inviável manualmente.

info.additional.title

info.developer.title
Eng. Ítalo Samuel da Silva Araújo Profa. Dra. Selma Hissae Shimura da Nóbrega Prof. Dr Petrus Gorgônio B. da Nóbrega
info.version.title
V 04.11.19

download.title

download.login.text

Se ainda não possuir uma conta, cadastre-se gratuitamente.