Home » TQS News » Consulta » Tecnologia » Lajes Treliçadas TQS - Bidirecionalidade e Flechas
Lajes Treliçadas TQS - Bidirecionalidade e Flechas

Eng. Alio E. Kimura - Edição Nº. 18 - Junho/03

A utilização de armações treliçadas em obras da construção civil tem se tornado cada vez mais intensa. No caso das lajes, tem-se obtido ótimas soluções aliando ao mesmo tempo, economia e segurança.

Diante deste panorama atual, um novo módulo específico para elaboração de projetos de pavimentos compostos por lajes treliçadas foi desenvolvido e incorporado nos sistemas CAD/TQS e já está sendo comercializado.

Através dele, todas as etapas de um projeto são atendidas, isto é, desde o lançamento de dados, passando pela análise dos esforços solicitantes, dimensionamento e detalhamento; e finalmente, gerando os desenhos finais e as tabelas com quantitativos.

Veja a seguir as principais características do CAD/TQS – Lajes Treliçadas.

Entrada de Dados

Toda a entrada de dados é feita dentro do Modelador Estrutural. Podem ser definidas tanto lajes unidirecionais (com ou sem nervuras transversais), bem como lajes bidirecionais.


Modelador Estrutural - Lançamento de Dados

Pavimentos complexos com as mais diversas conformidades podem ser considerados. Exemplos: geometria irregular, lajes planas sem vigas, capitéis, furos, maciços, cargas de alvenaria aplicadas diretamente sobre os painéis de laje, etc.


Visualização 3D

A distribuição dos blocos de enchimento é feita de forma automática de acordo com as dimensões e espaçamentos das vigotas e nervuras transversais definidos.

Análise Estrutural

A análise de todo o pavimento é feita através de um único modelo de grelha. Dessa forma, além de levar em conta a compatibilidade entre os elementos (vigas+lajes), possibilita-se o cálculo correto e preciso das lajes bidirecionais (vigotas + nervuras transversais).


Modelo de Grelha - Bidirecional

Além disso, pode ser realizado um cálculo mais refinado das flechas através de uma análise não-linear física. Neste processamento, é levado em conta a fissuração do concreto (estádios I, II e III), a deformação lenta e o detalhamento real das armaduras.


Grelha Não-Linear - Cálculo Refinado de Flechas

Dimensionamento e Detalhamento

Todo o dimensionamento e detalhamento das armações treliçadas e das armaduras complementares (positivas, negativas e de cisalhamento) é feito dentro do Editor de Esforços e Armaduras, de forma interativa e dinâmica.

As armaduras positivas podem ser dispostas dentro ou fora da sapata da vigota treliçada.

Na análise quanto ao cisalhamento, é feita uma verificação do funcionamento do sinusóide de acordo com a sua posição em relação a linha neutra da seção resistente.

Desenhos e Tabelas Finais

Diversos desenhos em planta e tabelas com quantitativos específicos de um projeto de lajes treliçadas são gerados automaticamente.


Planta de Locação das Vigotas Treliçadas

Podem ser montados, por exemplo, a planta de locação das vigotas com os desenhos das linhas de escoramento, a tabela de fabricação das vigotas, a planta das armaduras complementares, a tabela com o quantitativo de blocos de enchimento, etc.


Tabela de Fabricação das Vigotas Treliçadas


Planta de Armaduras nas Nervuras Transversais

Outras Características

Mais alguns recursos disponíveis são:

  • Consideração de vigotas justapostas
  • Consideração de mini-painéis treliçados
  • Disponibilidade de manual específico
  • Disponibilidade de catálogos de blocos de enchimento e armações treliçadas.