Home » Suporte e Serviços » Biblioteca Digital TQS » Dimensionamento e Detalhamento » Lajes » Armadura Efetiva x Armadura Calculada

Favoritos Criar PDF Email Imprimir

Autor:
Eng. Camila Ferreira
Data adicionada:
Sex, 05 de Julho de 2013
Última revisão:
Sex, 05 de Julho de 2013
Hits:
5658
Classificações:
 
Vote nisso:
Bom - Ruim
Favorito:
1 Favorito

Dando continuidade ao assunto Editor Rápido de Armaduras de Lajes, segue texto descrevendo o uso de um comando que pode auxiliá-los na edição das faixas de esforços: Armadura Efetiva x Armadura Calculada.

Depois de fazer a homogeneização manual das faixas é possível verificar se está faltando ou sobrando armadura em algum ponto da laje. Para isso existe o comando Armadura efetiva x Armadura calculada, que pode ser acessado através do botão - .

Na utilização desse comando, há a opção de comparar a diferença de armaduras com faixas originais, ou comparar com diagramas. A primeira opção mostra a diferença entre a armadura que será detalhada e das faixas não agrupadas com esforços máximos. Já a segunda opção, mostra a diferença entre a armadura que será detalhada e a dos diagramas, ponto a ponto. Observe a diferença abaixo:


Figura 1 – Diferença entre visualizar com faixas originais e com diagramas, respectivamente.

Para escolher entre as duas opções, acesse o comando Parâmetros de Visualização através do botão - :


Figura 2 – Parâmetros de Visualização.

Observe que há diferença nas cores utilizadas ao selecionarmos o comando Armadura efetiva x Armadura calculada. As cores significam:

  • Azul mais claro: está sobrando bastante armadura.
  • Azul mais escuro: está sobrando alguma armadura.
  • Branco (ou Preto, dependendo da cor de fundo que está sendo utilizada): a armadura efetiva e a armadura calculada são iguais.
  • Vermelho: está faltando armadura.

 

As faixas que ficaram em vermelho podem ter a sua área de armadura ligeiramente aumentada, para isso, basta dar dois cliques sobre a faixa e a seguinte janela será aberta:


Figura 3 – Propriedades de faixas de esforços.

Na aba Esforços Resistentes podem ser encontrados diversos esforços resistentes com os seus respectivos alojamentos de armaduras. Esses alojamentos dependem do que foi definido pelo usuário nos critérios (CAD/Lajes > Critérios > Grelha/Elementos Finitos > Projeto). Para mudar o esforço resistente e, portanto, o alojamento de armaduras, basta selecionar um novo esforço e clicar no botão Usar:


Figura 4 – Seleção de um novo alojamento de armadura para a faixa.

Observe que, com o novo esforço resistente selecionado, as faixas que estavam em vermelho desaparecem; ou seja, não há mais nenhum ponto na laje onde há armadura faltando:


Figura 5 – Armadura efetiva x Armadura calculada depois do esforço resistente.

Para saber mais sobre diversos assuntos, acesse:

http://www.tqs.com.br/suporte-e-servicos/biblioteca-digital-tqs

Categoria