Desenho de Armações Especiais

O sistema CAD/TQS, através de um sub-sistema opcional chamado CAD/AGC&DP, permite que desenhos genéricos de armações possam ser criados e editados com grande facilidade e eficiência.

Além dos sistemas automatizados para cálculo de solicitações, dimensionamento, detalhamento e desenho para os elementos estruturais (vigas, lajes, pilares, sapatas e blocos), a TQS dispõe também de um sistema específico para a automação dos desenhos de armação quaisquer, permitindo ao projetista utilizar o computador para a produção de todos os seus desenhos.

O CAD/AGC&DP opera de forma integrada ou independente dos demais sistemas TQS. Ele pode ser utilizado em obras especiais tais como: pontes, galerias, caixa d’água, escadas, muros de arrimo, fundações especiais, pré-moldados, etc.

Além do desenho completo de armação, o CAD/AGC emite automaticamente uma tabela de ferros especial, “tabela de ferros desenhada”, que representa as posições de ferro através de um ícone gráfico reduzido.

Integrado ao AGC, temos também o DP (Desenho Paramétrico) que consiste numa linguagem de programação orientada, onde o próprio engenheiro pode “programar” o cálculo e o desenho de elementos estruturais especiais mais freqüentes.

É disponibilizado ao usuário um editor gráfico composto por comandos direcionados para definição de armaduras, e que funciona de forma integrada aos demais sub-sistemas CAD/TQS.

Desenhos Paramétricos e Componentes de Programação

O usuário TQS pode desenvolver ou programar softwares próprios para geração de desenhos quaisquer através de duas opções existentes no sub-sistema CAD/AGC&DP:

- Através da Linguagem DP: trata-se de uma linguagem desenvolvida pela TQS que é interpretada por um comando do sistema para geração de desenhos DWG.

- Através de Componentes ActiveX: trata-se de componentes desenvolvidos pela TQS que podem ser utilizados em diversas plataformas de programação (Visual Basic, Delphi, ...) para geração de desenhos DWG.

Isto é muito útil para automação de desenhos repetitivos de elementos não contemplados pelo sistema.