Home » Conheça os Sistemas CAD/TQS » Outras Características » Outras Características

O sistema CAD/TQS é comercializado em diversos tipos de pacotes, permitindo que o Engenheiro possa escolher aquela que mais se adequa às suas necessidades. Há desde pacotes específicos para edificações de pequeno porte até pacotes ilimitados para projetos de grande porte.

Atualmente, os pacotes disponíveis do sistema TQS para elaboração de projetos estruturais de edificações de concreto são: EPP Home, EPP, EPP Plus, Unipro e Plena.

Há ainda um pacote destinado para desenhistas/projetistas chamado Projetista (somente com recursos para desenho) , bem como um direcionado exclusivamente para o aprendizado em Engenharia chamado Estudante (cunho educacional).

É importante destacar que o sistema CAD/TQS não é subdividido em módulos adicionais, como é comum nos demais softwares para cálculo estrutural. Em qualquer pacote CAD/TQS, todos os recursos básicos para elaboração de um projeto completo estão inclusos.

A diferenciação entre um pacote e outro está basicamente relacionada com a limitação do número de elementos que compõem a estrutura e da área dos pavimentos.

Ao adquirir qualquer pacote do sistema CAD/TQS, o Engenheiro poderá fazer o cálculo de lajes, vigas, pilares, escadas, utilizar as análises por grelha e pórtico espacial, etc. Os modelos estruturais adotados por todos os pacotes são idênticos.

Para obter maiores detalhes sobre a limitação de cada pacote, bem como sobre as diversas condições de comercialização disponíveis, envie um e-mail para Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. .

Política de Comercialização

É importante ressaltar algumas características fundamentais na política de comercialização empregada pela TQS:

Sistemas Completos - Você não precisa adquirir e/ou acoplar outros módulos adicionais para elaborar o seu projeto. A limitação de cada pacote, em geral, está condicionada ao porte das edificações projetadas. Os módulos opcionais existentes (lajes protendidas, telas soldadas, ...) referem-se a outros tipos de soluções estruturais.

Política de Migração (Upgrade) – Na migração de um pacote para outro de maior capacidade, ou de uma versão anterior para uma mais atual, grande parte do valor pago pelo sistema adquirido será considerado como entrada.

Veja, por exemplo, os últimos recursos incorporados nas últimas versões do sistema: versão 12 e versão 13.

Política de Atualização (Update) - As atualizações dentro de uma mesma versão do sistema CAD/TQS são disponibilizadas gratuitamente pela Internet, através do site www.tqs.com.br/update.

Documentação

Uma documentação completa acompanha o sistema no momento de sua aquisição. São disponibilizados manuais de instalação, funcionamento, critérios de projeto, teóricos, etc. Todos os sub-sistemas possuem manuais específicos, de modo a facilitar a consulta.


É possível também acessar todos os manuais em formato digital pelo Help On-Line do sistema CAD/TQS.

Também são fornecidos manuais de exemplos passo-a-passo, que tem o objetivo de introduzir os conceitos básicos de funcionamento do sistema CAD/TQS para os usuários que nunca trabalharam com ferramentas computacionais de dimensionamento/detalhamento.

Além dos manuais, também são fornecidos fluxogramas que mostram como as diversas etapas de um projeto estrutural são abrangidas pelo sistema CAD/TQS. Através deles, é possível compreender claramente o funcionamento e a integração entre os diversos sub-sistemas que formam o CAD/TQS.

A TQS dispõe de um periódico semestral, chamado TQSNews, que contempla novidades do sistema, entrevistas, artigos técnicos, eventos, etc.

Clique aqui para acessar as edições anteriores.

Se desejar receber este periódico gratuitamente, clique aqui.

Cursos

A TQS oferece cursos que abrangem tanto a parte teórica como a parte prática operacional. Eles são realizados periodicamente em diversas cidades do Brasil. Estes cursos têm o objetivo de dar uma visão geral do sistema, explicar o funcionamento dos principais menus, apresentar diversos fluxogramas gerais de operação e fornecer explicações detalhadas de cada sub-sistema (vigas, pilares, lajes, pórtico, grelha etc.).

Conteúdo Programático do Curso Padrão:
A) Introdução
B) Concepção Estrutural (el. inclinados e escadas)
C) Ações e Modelos
D) Análise Estrutura
E) Vigas Contínuas
F) Lajes – Convencionais, Nervuradas e Treliçadas
G) Pilares – Retangulares, Quaisquer, Pilares-parede
H) Fundações – Sapatas e Blocos
I) Resumo Estrutural
J) Plotagem
K) Estados Limites em Serviço
Todo o curso está baseado em exemplos de edifícios reais e a apresentação é composta por slides explicativos e comentados, acompanhados da operação real do sistema.
Com o material distribuído durante o curso padrão (CD, slides, fluxogramas, edifícios compactados e apostila), o usuário poderá reproduzir as aulas no seu próprio escritório.

A participação no curso padrão é aberta a qualquer pessoa, bastando se inscrever previamente. Clique aqui e acompanhe as datas e cidades onde o curso será oferecido este ano.

Suporte Técnico

O suporte técnico TQS consiste em um atendimento específico, fornecido diretamente ao cliente, para solução de dúvidas e problemas encontrados na utilização do sistema CAD/TQS.

O corpo funcional do suporte técnico TQS é formado por engenheiros civis especializados em estruturas de concreto e que elaboram projetos estruturais reais.

São funções do suporte técnico TQS:

- Responder questões sobre o uso do sistema CAD/TQS, incluindo a instalação e operação.
- Ajudar a identificar eventuais problemas do CAD/TQS e a resolvê-los, ou encontrar um meio de contorná-los até que o problema seja resolvido.
- Esclarecer o funcionamento dos critérios de projeto e a parte teórica envolvida no sistema.

Comunidade TQS

A Comunidade TQS é grupo de discussão na Internet criado pela TQS, na qual assuntos ligados a Engenharia de Estruturas são discutidos livremente. Estão associados a este grupo engenheiros estruturais de todo o Brasil, formando uma comunidade com opiniões diversas e que está interessada no desenvolvimento técnico/profissional da engenharia de estruturas no Brasil.

A participação deste grupo de discussões é livre. Se você está interessado em inscrever-se, clique aqui.