No sistema CAD/TQS, projetos estruturais de pavimentos compostos por lajes treliçadas podem ser elaborados de forma completa. Desde o lançamento de dados, passando pela análise de esforços, dimensionamento e detalhamento; e finalmente, gerando as tabelas de quantitativos e os desenhos finais.

Catálogos de Armações Treliçadas e Blocos de Enchimento

No sistema, existem catálogos editáveis de armações treliçadas e blocos de enchimento que tornam a entrada de dados mais fácil.

Catálogo de Armações Treliçadas

Qualquer tipo de armação treliçada pode ser definida. Seus dados (normalmente fornecidos pelo próprio fabricante) devem ser previamente conhecidos.

Catálogo de Blocos de Enchimento

Qualquer tipo de enchimento pode ser definido: blocos de EPS, concreto, cerâmico, etc. Seus dados (normalmente fornecidos pelo próprio fabricante) devem ser previamente conhecidos.

Cálculo de esforços e flechas

Todas as lajes treliçadas de um pavimento, uni ou bidirecionais, bem como os demais elementos que as compõem (vigas, pilares, furos, ...), são lançadas e analisadas em conjunto, através de um único modelo estrutural (grelha).
Os esforços solicitantes oriundos deste processamento são mais realísticos daqueles obtidos por métodos simplificados.
O cálculo de flechas, fundamental neste tipo de solução, é realizado através de uma análise não-linear que considera: fissuração do concreto, presença de armaduras, combinação de ações adequada e fluência.

Dimensionamento

O dimensionamento (e detalhamento) é baseado em critérios de projeto específicos para lajes treliçadas.

No dimensionamento à flexão, o programa calcula automaticamente a área de armadura complementar necessária em cada uma das vigotas treliçadas.

A armadura complementar pode ser alojada dentro ou fora da sapata da vigota.

O dimensionamento ao cisalhamento é automático, sendo realizada uma verificação se o sinusóide da treliça pode ou não ser considerado no cálculo.

Através de um editor gráfico específico, é possível editar e otimizar o dimensionamento das armações de forma fácil e interativa.

Existem comandos para a distribuição e desenho automático de linhas de escoramento de acordo com um determinado espaçamento definido nos critérios. Porém, nenhum cálculo ou verificação específica é realizada com relação a este quesito.

Desenhos Gerados

Passadas as etapas de entrada de dados, dimensionamento, detalhamento e cálculo, obtém-se automaticamente os seguintes desenhos finais: planta de locação de vigotas, planta de armaduras adicionais, planta de fabricação de vigotas, tabela de enchimentos, tabela de vigotas e resumo de aço.


Planta de locação de vigotas


Planta de armaduras adicionais


Planta de fabricação de vigotas


Tabela de vigotas


Tabela de enchimentos


Resumo de aço

Outras características

É possível definir vigotas justapostas em qualquer ponto do pavimento.
É possível definir lajes com mini-painéis treliçados.