O dimensionamento, detalhamento e desenho de lajes de concreto é realizado através do sub-sistema CAD/Lajes. Ele está preparado para analisar qualquer tipo de laje: maciça convencional (apoiada em vigas), nervuradas retangulares ou trapezoidais, treliçadas, planas ou lisas, cogumelos e protendidas.



Todo o dimensionamento/detalhamento é feito com base na NBR6118:2003.

O cálculo das armaduras pode ser baseado em modelos de grelha ou elementos finitos, ou através de processos simplificados.

Os processos simplificados permitem o cálculo rápido de lajes através de métodos aproximados, devendo ser usado exclusivamente para lajes de pequenas dimensões e comportamento bem conhecido.

Já, o dimensionamento baseado no método de grelha é permite um cálculo mais preciso de qualquer tipo de pavimento, seja ele simples ou complexo.

É recomendado o uso do processo de grelha para todos os casos.

Detalhes do processo simplificado

Detalhe do processo de grelha

Com este sub-sistema o engenheiro pode:

- Calcular lajes retangulares com bordos apoiados, engastados ou livres (processo simplificado);
- Calcular lajes não retangulares, através de uma ou mais lajes retangulares equivalentes (processo simplificado);
- Calcular esforços solicitantes através de processo elástico, elástico modificado ou ainda três processos de ruptura diferentes;
- Fazer cálculo simplificado de lajes nervuradas, incluindo verificação de cisalhamento nas bordas;
- Fazer verificações de punção para o caso de lajes planas;
- Obter flechas, flecha limite e espessura da laje, além da possibilidade de análise não-linear;
- Obter um relatório com a estimativa de detalhamento da laje à flexão positiva e negativa;
- Gerar faixas para o detalhamento semi-automático de armaduras positivas e negativas através do editor de esforços;
- Usar o editor de armaduras para refinar interativamente o desenho de armaduras em lajes;
- Usar o CAD/Lajes como uma calculadora, verificando lajes não lançadas no CAD/Formas

Editor de Esforços e Armaduras

O dimensionamento e detalhamento de lajes é realizado interativamente através do Editor de Esforços e Armaduras, que possibilita a criação de faixas de esforços em posições diferentes da laje e armação para estas faixas, modificação de esforços calculados e obtenção de detalhamento, geração de armaduras positivas em lajes de largura variável, etc.

O Editor de Esforços e Armaduras foi planejado principalmente para armação de lajes calculadas pelo processo de grelha. O dimensionamento feito através de faixas de esforços, que podem ser homogeneizadas (conforme critério do engenheiro), otimiza enormemente o consumo de armaduras.

 

O Editor de Esforços faz a verificação de dutilidade nos apoios, através do limite parametrizado da altura da linha neutra. Para o dimensionamento das armaduras positivas, tanto em lajes maciças quanto nervuradas, é possível ainda especificar uma armadura de base. Neste caso, o Editor de Esforços calculará e mostrará as regiões onde é preciso complemento para esta armadura.

A presença de elementos inclinados ainda causa o aparecimento de esforços normais em alguns pontos das lajes, além dos próprios elementos inclinados. Para estes casos, todo o dimensionamento das lajes é feito sob a consideração de flexão composta normal.

Ainda dentro do Editor de Esforços e Armaduras é possível se ter acessso a calculadoras de flexão normal e de cisalhamento, para eventuais verificações:

Calculadora de Flexão

Calculadora de Cisalhamento

Punção

O cálculo e detalhamento de armaduras de punção é feito automáticamente pelo Editor de Esforços e Armaduras, seguindo as especificações da NBR6118:2003 . Esta verificação apresenta uma estimativa do comportamento dos apoios e das armadura necessárias, podendo o engenheiro refinar/completar o modelo de cálculo e detalhamento à punção, conforme achar necessário. Além da punção, o Editor de Esforços e Armaduras faz ainda uma verificação contra o colapso progressivo.

Detalhe das seções críticas utilizadas para o cálculo das punções e das armaduras detalhadas.

Cisalhamento

O detalhamento de estribos é feito a partir das faixas de cisalhamento, definidas sempre sobre nervuras. O programa de inicialização de faixas gera faixas de distribuição de estribos onde for necessário, de acordo com os critérios do arquivo. A verificação do cisalhamento é feita segundo a NBR6118:2003.

Detalhe das faixas de cisalhamento e das armaduras detalhadas.

Rampas

O sub-sistema Escadas-TQS possibilita ainda o lançamento, dimensionamento e detalhamento de lajes inclinadas (rampas), sendo o detalhamento feito automáticamente através do "Editor de Esforços e Armaduras".



Veja um exemplo de detalhamento de lajes inclinadas.

Fluxograma

Assim como os demais sub-sistemas, o CAD/Lajes possui um fluxograma geral, desenvolvido para consultas rápidas das etapas de processamento/dimensionamento/detalhamento de elementos estruturais de lajes. Há ainda um fluxograma exclusivo do funcionamento do "Editor de Esforços e Armaduras", também utilizado para consultas rápidas.

Fluxograma do CAD/LAJES

Fluxograma do "Editor de Esforços e Armaduras"